SARAU "TODA PERIFERIA É UM CENTRO"

19/06/2019 (Quarta-feira) às 18h30, no Bosque Moreira Campos (CH1).

Coletivos:

• Slam Okupa, Corpo sem Órgaos - Sarau Rizoma

• Sarau B1

Release: Os Encontros Literários Moreira Campos encerram suas atividades do primeiro semestre de 2019 com o Sarau "Toda periferia é um centro". Os coletivos culturais Slam Okupa, Corpo sem Órgãos - Sarau Rizoma e Sarau da B1, compostos por jovens artistas de Fortaleza, somam na construção do evento. A partir das 18h30 do dia 19 de junho, teremos microfone aberto para quem quiser declamar poemas, cantar, dançar, atuar no Bosque Moreira Campos. Os Encontros Literários convidam estudantes e público em geral a trazer poesias suas e de seus conhecidos - ou outras formas de expressão artística -, para fechar o semestre com chave de ouro. O evento vale horas complementares.

Inscreva-se aqui.


III Encontro Internacional do Grupo Eça

Data: 29 a 31 de outubro, das 8h30 às 17h30.

Local: Auditório José Albano - Campus Benfica, Av. da Universidade, 2683.

O Grupo Eça, que tem por finalidade estudar a obra do escritor português Eça de Queirós, assim como sua fortuna crítica, promoverá nos dias 29, 30 e 31 de outubro o III Encontro Internacional do Grupo Eça. O primeiro encontro do grupo aconteceu em 2014, somente com os membros do grupo, para apresentar trabalhos sobre a primeira edição de O crime do Padre Amaro. Em 2016 ocorreu o segundo encontro, o qual contou com a participação de vários estudiosos da obra de Eça de Queirós, ultrapassando as fronteiras do grupo de pesquisa, e teve como foco o romance O primo Basílio, dando continuidade a uma leitura em ordem cronológica da publicação dos principais romances do escritor português. Este ano, o encontro acontecerá na Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem como foco os romances A Relíquia e O Mandarim. Participarão grandes nomes da crítica queirosiana como Carlos Reis, Isabel Pires de Lima, Elza Miné, Maria Cristina Lopes Pais Simon e Pedro Schacht Pereira, entre vários outros.

As inscrições para ouvintes são gratuitas e ocorrerão de 01/09 a 15/10 de 2018. Os certificados serão entregues virtualmente (por email) referente a cada participação (conferência ou mesa) equivalentes a 2h cada.

Inscreva-se aqui.

Programação completa.

Caderno de resumos.

Informações sobre o Grupo Eça: clique aqui.

Sugestões de hospedagem, alimentação e transporte: clique aqui.

 


 

TÉRCIA MONTENEGRO, 20 ANOS DE PROSA

19/09/2018 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

• Palestrante: Tércia Montenegro (UFC)

• Comentaristas: Cleudene Aragão (UECE), Juliana Diniz (UFC) e Glória Diógenes (UFC)

Release: A mesa em comemoração às duas décadas de publicação da obra O vendedor de Judas, de Tércia Montenegro, acontece no dia 19 de setembro de 2018 às 18hs no auditório José Albano. Então, leitoras, leitores e demais pessoas interessadas estão convidados para discutir não apenas a obra aniversariante, mas também os demais livros de contos da autora que também é romancista e fotógrafa. Para a ocasião, são convidadas à fala as professoras Cleudene Aragão (UECE), Juliana Diniz (UFC) e Glória Diógenes (UFC). O evento emitirá certificado para os participantes.

Tércia Montenegro - é graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestra em Letras (2002) e doutora em Linguística (2008), também pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta desta instituição, junto ao Departamento de Letras Vernáculas, desde 2009. Tércia começou sua carreira como ficcionista em 1998, com a publicação de O Vendedor de Judas, livro que atualmente está em sua quinta edição e recebeu o selo PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), do MEC. Dentre as obras publicadas pela autora estão: Turismo para cegos (2015), O tempo em estado sólido (2012), Instruções para beijar (2010), Oliveira Paiva (2013), Rachel: o mundo por escrito (2010), História de Uma Calça (2016) e Os espantos (2014).

Inscreva-se aqui.


 

NARRADORES DE JAVÉ, UMA SAGA BRASILEIRA?

29/08/2018 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

• Comentarista: José Carlos Siqueira (DL-UFC)

• Debatedor: Marcelo Magalhães (DL-UFC)

Release: O filme de Eliane Caffé, Narradores de Javé, possui todos os atributos para ser considerado um filme regionalista, por sua temática rural, interiorana, com grande carga nas características tradicionais e folclóricas das populações do Brasil profundo. No entanto, os comentários de José Carlos Siqueira (DL-UFC), com debate por Marcelo Magalhães (DL-UFC), buscarão mostrar que talvez esse formato seja ilusório, escamoteando na verdade questões bem diferentes e distantes da problemática regional do país.

José Carlos Siqueira - professor doutor em Literatura Portuguesa pela USP, mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma universidade, na qual também se formou como bacharel em Linguística. Publicou os livros Literatura Portuguesa (Curitiba: Iesde, 2008), em coautoria com Stélio Furlan, e Cultura e memória na Literatura Portuguesa (Curitiba: Iesde, 2009), com Hélder Garmes.

Inscreva-se aqui.

Release Completo.

 

 

 

UM DIA DE PESSOA...

130º ANIVERSÁRIO DE FERNANDO PESSOA

13/06/2018 (Quarta-feira) às 18hs. no Teatro Universitário (Av. da Universidade no 2210, a 300 m. do R.U.).

  • Debatedores: Prof. Dr. Leite Junior (DL - UFC) e Prof. Dr. José Carlos SiqueirA (DL-UFC)
  • Mediador: Prof. Dr. Orlando Araújo. (DLE-UFC)
  • Release: José Carlos Siqueira (Letras da UFC) denunciará que “Fernando Pessoa (quem diria?) também era um heterônimo!” – A criação dos poetas heterônimos é a grande realização do nosso homenageado, mas o que poucos sabem é que, como o próprio poeta insinuou, Fernando Pessoa também era um heterônimo. Então quem é na verdade o autor?

Prof. Dr. José Carlos Siqueira - professor de Literatura Portuguesa da UFC com pós-doutorado em Estudos Comparados de Literaturas da USP com a pesquisa “Fradique e as Lendas de Santos: experimentação e crítica no último Eça de Queirós”.

  • Release: José Leite de Oliveira Junior (Letras da UFC) revelará “Saramago, o ateu que psicografou Pessoa” – O espírito literário de Pessoa sempre rondou a escritura de Saramago e, no romance O ano da morte de Ricardo Reis, o fantasma do poeta modernista foi recebido pela prosa saramaguiana, numa fantástica conciliação literária de visões de mundo discrepantes sobre o espetáculo do mundo.

Prof. Dr. Leite Junior - professor do Departamento de Literatura da UFC. Pesquisador sobre a Semiótica Literária. Autor de O pictórico em Luzia-Homem (Prêmio Ceará de Literatura de 1993), Domingos Olímpio e O pictórico na poesia de Cabo Verde: dos claridosos a Kiki Lima.

Programação.

Inscreva-se aqui.

Página.

 

 

AGITPROP ··· Por que vocês não fazem como os Loucos de Maio? ··· AGITPROP

30/05/2018 (Quarta-feira) às 18hs., no Auditório José Albano - CH I/ Campus do Benfica.

Os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) celebram e reverberam o Maio de 68 através de três agitprops, forma de propaganda e convencimento usada pelas esquerdas naquele período. Três intervenções de 20 minutos.

  • Agitador José Carlos Siqueira (DL-UFC): Maio de 68 e Junho de 2013, semelhanças e muitas diferenças!
  • Agitador Atílio Bergamini Jr. (DL-UFC): Nada funciona e tudo está na mais perfeita ordem: as aulas de Adorno em maio de 68 e nossa reforma curricular de 2018.
  • Agitador Leite Junior (DL-UFC): Maio de 68 com sotaque cearense.
  • Mediador: Cláudio Rodrigues (DL-UFC).

Prof. Dr. José Carlos Siqueira - professor de Literatura Portuguesa da UFC com pós-doutorado em Estudos Comparados de Literaturas da USP com a pesquisa “Fradique e as Lendas de Santos: experimentação e crítica no último Eça de Queirós”.

Prof. Dr. Leite Junior - professor do Departamento de Literatura da UFC. Pesquisador sobre a Semiótica Literária. Autor de O pictórico em Luzia-Homem (Prêmio Ceará de Literatura de 1993), Domingos Olímpio e O pictórico na poesia de Cabo Verde: dos claridosos a Kiki Lima.

Prof. Dr. Atílio Bergamini Júnior - professor do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado-sanduíche na Yale University (CNPq). Pós-Doutorado na Unicamp.

Inscreva-se aqui.

 

 

III SEMANA CULTURAL AFRICANA DA UFC

24, 25 e 26 de maio no Centro de Humanidades da UFC

Endereço: Av. da Universidade, 2683, Benfica.

Os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) convida todos para participar da III Semana Cultural Africana da Universidade Federal do Ceará (UFC) que esse ano tem como tema "África-Brasil, elos eternos" e conta com diversas atividades como mesas-redondas, rodas de conversa e atividades culturais. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais, Centro de Humanidades, Alunos Africanos do PEC-G e Faculdade de Educação da UFC.

24 de Maio – Mesas-redondas (Auditório José Albano)

9h – Abertura: Reitor e membros da administração superior, representantes diplomáticos da África e representante dos alunos do Programa PEC-G.

10h às 11h30h – Processo de internacionalização e a presença africana nas UF brasileiras. (Representante Prointer UFC, representante Prointer Unilab).

14h às 15h30 – A Mulher africana e afrodescendente: Eveline Amado, Honarata Dias (alunas PEC-G: Arquitetura e Urbanismo, e Psicologia), Adilbênia Machado (doutoranda Educação – UFC), Rosalina Semedo de Andrade Tavares (Professora Unilab).

 

25 de Maio – Mesas-redondas (Auditório José Albano)

9h às 10h – Ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras no ensino básico: Profa. Sueli Siqueira (Unilab) e Prof. José Leite Jr. (UFC); Depoimento aluno PEC-G sobre experiência de visita a escola Pública em Fortaleza.

10h20 às 12h – Prof. Franck G. Ribart, Prof. Kleiton Moraes (UFC – Depto. História), Profa. Sandra Petit (Faculdade de Educação – UFC), alun@ PEC-G: África e Brasil, história e educação.

14h às 16h – Prática religiosa na África e religiões de matriz africana no Brasil. Patrícia Matos (Coord. De Igualdade Racial – NACE), Pai Neto (terreiro Bom Jardim), Diltino Ferreira (Cabo Verde), Alfa Umaro Bari (Guiné Bissau).

Confira a programação completa e faça sua inscrição nos links abaixo:

Atividade aberta ao público em geral com emissão de certificado de participação (emitido individualmente por mesa-redonda).

 

ANTONIO CANDIDO 100 ANOS: LITERATURA E CONFLITOS SOCIAIS

25/04/2018 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

• Debatedores: José Ricardo Basílio (Direção Estadual do MST - CE) e Profa. Dra. Irenísia Oliveira (DL-UFC)

• Mediador: Atílio Bergamini Jr. (DL-UFC)

Debate: Nas palavras do seu mediador, o evento acontecerá de modo singular: “recolhemos perguntas de estudantes da UFC sobre Antonio Candido, que serão sintetizadas e organizadas no dia do debate. À medida que as questões forem sendo apresentadas, os debatedores irão propondo respostas, ao mesmo tempo em que a plateia poderá participar com apartes.”.

José Ricardo Basílio - possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduação em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Participa da Direção Estadual do MST do Ceará.

Profa. Dra. Irenísia Torres de Oliveira - possui graduação em Letras/Alemão pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutorado no Instituto Peter Szondi de Literatura Geral e Comparada da Universidade Livre de Berlim.

Prof. Dr. Atílio Bergamini Júnior - Professor do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado-sanduíche na Yale University (CNPq). Pós-Doutorado na Unicamp.

Inscreva-se aqui.

 


 

CABELEIRA, UM HERÓI SERTANEJO ÀS AVESSAS

21/03/2018 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

• Palestrante: Profa. Dra. Ana Márcia Siqueira (DL-UFC)

• Debatedor: Claudicélio Rodrigues (DL-UFC)

Release: “O romance de Távora em questão é abordado não apenas sob a perspectiva da construção de um herói-bandido, cujos traços medievais se arquitetam na relação conflituosa de um rapaz e o seu amor de infância, mas, sobretudo, da edificação de uma literatura nacional porque, em essência, regionalista, a chamada Literatura do norte [...]” (Marcelo Peloggio). Salienta-se também o intuito pedagógico que evidencia a preocupação de Távora com a vida social, isto é, com os pobres e desassistidos, revelando-lhe a face menos romântica, ou melhor, polêmica ao eleger um bandido sanguinário como protagonista.

Profa. Dra. Ana Márcia Siqueira - Graduada em Letras e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Professora do DL e do PPGLetras da UFC, é autora de 16 artigos em revistas qualificadas e 13 capítulos de livros, além de organizadora de seis obras, dentre elas: Literatura e Ensino: reflexões, diálogos e interdisciplinaridade (2016). Atualmente coordena o grupo de pesquisa "Vertentes do mal na literatura", é editora da Entrelaces, revista da Pós-Graduação do PPGLetras – UFC e pesquisadora do Grupo Eça.

Inscreva-se aqui.

 


 

ANTÔNIO SALES

29/11/2017 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

• Palestrante: Rodrigo de Albuquerque Marques (UECE)

• Debatedor: Dimas Macedo (UFC)

Release: Antônio Sales, poeta, romancista, jornalista combativo, cronista, fundador da Padaria Espiritual, o mais inquieto escritor que o Ceará concebeu, vem biografado no livro do professor Rodrigo Marques para a coleção Terra Bárbara das Edições Demócrito Rocha. Um perfil biográfico que une o rigor de uma alentada pesquisa acadêmica e a leveza das narrativas literárias. Leitura indispensável para quem quer conhecer um pouco mais da literatura cearense e do seu mais importante agitador do final do século XIX.

Rodrigo de Albuquerque Marques - é doutor em Literatura Comparada pela UFC, professor adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da UECE, autor de três livros: Fazendinha (2005); O Livro de Marta (2012) e Antônio Sales (2017). Sua tese de doutorado, A Nação vai à província: do Romantismo ao Modernismo no Ceará, foi eleita uma das melhores teses na área de Humanidades da UFC, prêmio outorgado em 2016.

Inscreva-se aqui.

 


 

O FUTURO DO CURSO DE LETRAS DA UFC

22/11/2017 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

O futuro do Curso de Letras da UFC, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), no Auditório José Albano, no Campus Benfica da UFC, em Fortaleza (CE). Abre um espaço privilegiado aos professores da UFC para que possam apresentar suas propostas de reformulação do Curso de Letras. A presente série de palestras e debates terá dois convidados que defenderão sua proposta de reformulação em 30 minutos e, em seguida, debaterão suas ideias, incentivando a participação dos presentes.

Palestrantes:

  • Fafá Gomes Ferreira (LETRAS PORTUGUÊS/FRANCÊS - UFC)

Currículo: É graduando em Letras Português/Francês, bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC UFC), onde realiza pesquisas sobre "A Temática da Morte na Poética de Delfina Benigna da Cunha”.

  • Karina de Morais (LETRAS PORTUGUÊS - UFC)

Currículo: É graduanda em Letras Português-Literaturas pela UFC, professora de Artes no programa de extensão Projeto Novo-Vestibular, representante acadêmica da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras e participa do grupo CLAMOR de estudos em classe, raça, gênero e literatura.

  • Paulo Ricardo Sousa de Oliveira (LETRAS PORTUGUÊS- UFC)

Currículo: É estudante de Letras Português, bolsista do Programa de Estímulo a Cooperação na Escola e membro da atual gestão do CAPA, no qual suas principais atribuição estão relacionadas ao IV Encontro internacional de Letras. Foi monitor das disciplinas de Semiótica e Semântica durante três anos e como aluno de Letras foi participou das comissões organizadoras do II e III Encontro Internacional de Letras. Foi aluno da Rede Cuca onde adquiriu habilidades básicas, que atravessariam toda a sua graduação, de produção cultural para o desenvolvimento sustentável de um território.

 

Inscreva-se aqui.

 


 

GRACILIANO RAMOS: O INTELECTUAL E O POLÍTICO EM MEMÓRIAS DO CÁRCERE.

08/11/2017 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

• Palestrante: Prof. Dr. Márcio Fonseca Pereira (DL-UFC)

• Debatedor: Profa. Dra. Irenísia Torres de Oliveira (DL-UFC) e Profa. Dra. Sarah Diva da Silva Ipiranga (UECE)

Release: O livro explorar um aspecto importante para o aprofundamento da compreensão das Memórias do cárcere, a saber, as contradições entre a atuação de Graciliano Ramos como escritor e sua visão como homem público num momento histórico de extrema polarização política.

Prof. Dr. Marcio Fonseca Pereira – Licenciatura plena em Letras Português-Inglês –UFC, Mestrado em Linguística Aplicada (UECE), Doutorado em Teoria Literária (UFRJ) e professor em Ensino de Prática de Literatura (UFC)

Inscreva-se aqui.

 



 

O FUTURO DO CURSO DE LETRAS DA UFC

25/10/2017 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

O futuro do Curso de Letras da UFC, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), no Auditório José Albano, no Campus Benfica da UFC, em Fortaleza (CE). Abre um espaço privilegiado aos professores da UFC para que possam apresentar suas propostas de reformulação do Curso de Letras. A presente série de palestras e debates terá dois convidados que defenderão sua proposta de reformulação em 30 minutos e, em seguida, debaterão suas ideias, incentivando a participação dos presentes.

Palestrantes:

  • Profa. Dra. Irenísia Oliveira (DL - UFC)

Proposta: Pensar um Curso de Letras que se conecte com as experiências e expectativas dos alun@s, atenda às demandas da sociedade e se insira de maneira relevante e transformadora no mundo. O que o professor de línguas e literatura pode fazer, o que a língua e a literatura têm a ver com a desigualdade social e a violência em que vivemos? Como podemos superar a enorme distância que ainda nos separa da escola? Seria possível pensar essas questões em termos de currículo?

  • Prof. Dr. Orlando Araújo (DLE - UFC)

Proposta: Partindo das perguntas "o que a sua vida representa?", "o que você está fazendo?" e "quem é você?" ou "o que você pensa que é?", pretendo refletir o perfil do estudante de Letras, ínsito na complexidade do mundo moderno, a fim de propor um projeto pedagógico que contemple, minimamente, a diversidade humana.

Currículos:

Profa. Dra. Irenísia Oliveira - é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, com graduação em Letras/Alemão pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado no Instituto Peter Szondi de Literatura Geral e Comparada da Universidade Livre de Berlim.

Prof. Dr. Orlando Araújo - professor de língua e literatura grega do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC. Tem uma tese acerca da felicidade no contexto da tragédia grega. Traduziu para o português Electra de Sófocles e Dos amores apaixonados, de Partênio de Niceia.

 

Inscreva-se aqui.

 

 

O FUTURO DO CURSO DE LETRAS DA UFC

11/10/2017 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

O futuro do Curso de Letras da UFC, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), no Auditório José Albano, no Campus Benfica da UFC, em Fortaleza (CE). Abre um espaço privilegiado aos professores da UFC para que possam apresentar suas propostas de reformulação do Curso de Letras. A presente série de palestras e debates terá dois convidados que defenderão sua proposta de reformulação em 30 minutos e, em seguida, debaterão suas ideias, incentivando a participação dos presentes.

Palestrantes:

  • Profa. Dra. Elisângela Teixeira (DLV - UFC)

Proposta: Reformulação do projeto pedagógico do curso de Letras com a opção de formação em Bacharelado ou Licenciatura. Diferentes perfis de profissionais. Áreas de atuação de bacharéis em Letras: tradução, interpretação, produção e revisão textuais, pesquisa científica, escritor. Proposta de formação de escritor para textos técnicos e textos criativos. Proposta de formação de tradutor e intérprete de línguas modernas. Área de atuação de licenciados em Letras: ensino de literatura, de língua materna e línguas modernas e pesquisa científica. Proposta de formação básica e de formação pedagógica complementar voltada para técnicas da linguística aplicada.

  • Prof. Dr. José Carlos Siqueira (DL - UFC)

Proposta: O Curso de Letras que defendo tem uma única entrada no vestibular e, então, um ciclo básico de um ano, no qual o aluno receba os conteúdos fundamentais para sua formação e o ajude a decidir que habilitações e especializações escolher. Na sequência, um currículo com disciplinas livres de pré-requisitos que lhe possibilite obter a licenciatura e/ou bacharelado, e que, além da formação docente, o prepare para outras atividades profissionais e intelectuais necessárias ao mercado e à pesquisa.

Currículos:

Profa. Dra. Elisângela Teixeira - É professora do Departamento de Letras Vernáculas. É mestre e doutora em Linguística e atua na área de Psicolinguística, investigando o processamento da linguagem por meio de técnicas experimentais diversas. Coordena o Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística e tem especial interesse na relação entre visão e linguagem.

Prof. Dr. José Carlos Siqueira - É professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da USP (FFLCH-USP) com a pesquisa "Fradique e as Lendas de Santos: experimentação e crítica no último Eça de Queirós".

 

Inscreva-se aqui.

 


 

A DEMOCRACIA NEGADA PELO COMUNISTA JOSÉ SARAMAGO

27/09/2017 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

• Palestrante: Prof. Dr. Leite Júnior (DL-UFC)

• Debatedor: Prof. Dr. José Carlos Siqueira (DL-UFC)

Release: Existe realmente democracia em nossa época? É possível a democracia sob o regime capitalista? Seja na literatura, seja no jornalismo, o intelectual comunista José Saramago travou uma luta constante contra o modelo de organização política dominante no mundo ocidental. Para Saramago, a Europa e os Estados Unidos vivem uma democracia de fachada.

Prof. Dr. Leite Júnior - professor do Departamento de Literatura da UFC. Pesquisador sobre a Semiótica Literária. Autor de O pictórico em Luzia-Homem (Prêmio Ceará de Literatura de 1993), Domingos Olímpio (biografia) e O pictórico na poesia de Cabo Verde: dos claridosos a Kiki Lima. Pós-doutor pela USP, sob supervisão do Prof. Benjamin Abdala Jr., tendo desenvolvido a pesquisa: "Imagem, imaginação e esclarecimento em Saramago: pregação aos que não creem no que veem e creem no que não veem". O palestrante é também artista plástico, esperantista, torcedor do Ferrim e... comunista.

Inscreva-se aqui.

 


 

CARTA DO FILÓSOFO, JORNALISTA E ESCRITOR GILBERTO DE MELLO KUJAWSKI PARA EDUARDO LUZ,

AUTOR DO LIVRO "O ROMANCE QUE NÃO FOI LIDO: HELENA, DE MACHADO DE ASSIS"

"Caro Eduardo,

Seu livro sobre Helena de Machado de Assis é um condensado de estudo, perspicácia e esforço que renova a crítica literária em língua portuguesa.

Depois da leitura nos perguntamos se outras publicações de Machado também não merecem o subtítulo de “livros que não foram lidos”. Os críticos, alguns de grande nomeada, que abordam Helena como livro imaturo, de autor iniciante e não ainda de posse dos seus segredos e técnicas próprios, não serão eles os grandes inocentes? Pensam que a designação de “bruxo do Cosme Velho” nada significa? Ou será que como remarcados iluministas, eles não acreditam em bruxos?

Entre muitas surpresas impactantes, tive a ocasião de constatar seu nível de conhecimento da língua grega, ao empregar e traduzir a palavra “kairós” como “momento preciso” o que não é comum. Aristóteles classifica a política como ciência “cairológica”, da hora certa, oportuna.

Mas chegando ao ponto, um dos seus acertos mais brilhantes é a descoberta do “sistema de imposturas” manejado com magistral habilidade por Machado, uma espécie de coluna vertebral deste romance e de outras produções.

Ao final da leitura, chamou-me atenção um detalhe despercebido pelo leitor distraído: “possibilidade de Salvador não ser o pai biológico de Helena...” Quer dizer, o “sistema de imposturas” é tão abrangente e implacável que envolve o próprio narrador? Será?

Em meu livro sustento que a dúvida sobre se Capitu traiu ou não traiu o marido consiste numa “pegadinha” inventada por Machado para enganar todo mundo, com argumentos a favor e contra ambas as hipóteses. E tem gente que ainda insiste em decifrar o enigma, bem ao estilo da tragédia grega. Como se a rica personalidade de Capitu se resumisse somente a esta questão, quando tanto ainda resta apurar sobre aquele personagem sedutor e intrigante.

Jean Cocteau soltou sobre Victor Hugo, grande escritor megalomaníaco, aquela conhecida diatribe: “Victor Hugo était un fou quese croyat Victor Hugo”. Machado, ciente de seu valor, porém modesto, poderia exclamar ao contrário: “Machado de Assis é um pobre diabo que não se acredita Machado de Assis”.

Caro Eduardo, não é a toda hora que se pode ler um trabalho tão inteligente e inovador como o seu.

Grande abraço do

Gilberto de Mello Kujawski"


 

O ROMANCE QUE NÃO FOI LIDO: HELENA, DE MACHADO DE ASSIS

13/09/2017 (Quarta-feira) às 18hs. no Auditório José Albano.

• Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Luz (DL-UFC)

• Debatedor: Prof. Dr. José Carlos Siqueira (DL-UFC)

Release: o romance Helena, de Machado de Assis, sempre foi tratado como obra conceitual e estruturalmente frágil, vinculada ao Romantismo. Propomos uma nova recepção para o romance, requalificando-o e oferecendo-lhe uma orientação visceralmente machadiana.

Prof. Dr. Eduardo Luz - realizou seu pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem dez obras publicadas e é professor associado da Universidade Federal do Ceará, onde leciona Teoria da Literatura.

Inscreva-se aqui.

 


 

O MAL E A LITERATURA, OU O MAL DA LITERATURA?

21/06/2017 (Quarta-feira) às 18h no Auditório José Albano.

• Palestrante: Profa. Dra. Ana Márcia Siqueira (DL-UFC)

• Debatedor: Prof. Dr. Cláudio Rodrigues (DL-UFC)

Release: O mal fascina e atrai? Ou a estética do mal cria esse efeito devido aos recursos estilísticos empregados? A existência do mal é incontestável na história humana, todavia, na sociedade moderna, este é um conceito escorregadio; defini-lo é cada vez mais problemático... Quando se trata de literatura o tema é ainda mais interessante, visto que o mal em suas diferentes facetas (o horror, o crime, a violência, a tragédia, o sofrimento ou a dor infringidos) tem leitores e público substancial. Afirmar que o mal é necessário em todo texto literário é arriscado, talvez até falacioso; contudo, é ingênuo acreditar que essa temática esteja restrita a determinados gêneros literários. Destarte, discutir o fascínio e a repulsa exercidos pelo mal e a literatura constitui um mal necessário ao pesquisador.

Profa. Dra. Ana Márcia Siqueira - Graduada em Letras e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Professora do DL e do PPGLetras da UFC, é autora de 16 artigos em revistas qualificadas e 13 capítulos de livros, além de organizadora de seis obras, dentre elas: Literatura e Ensino: reflexões, diálogos e interdisciplinaridade (2016). Atualmente coordena o grupo de pesquisa "Vertentes do mal na literatura", é editora da Entrelaces, revista da Pós-Graduação do PPGLetras – UFC e pesquisadora do Grupo Eça.

Inscreva-se aqui.

 


 

IMAGENS DA BUSCA DA FELICIDADE E DA ANGÚSTIA NAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

06/06/2017 (Terça-feira) às 18h no Auditório José Albano.

• Palestrante: Profa. Dra. Teresa Salgado (UFRJ)

• Debatedor: Profa. Dra. Fernanda Coutinho (DL-UFC)

Release: Breve panorama da pesquisa realizada sobre as imagens de busca da felicidade nas literaturas de língua portuguesa, salientando o valor da interdisciplinaridade, a aceitação do objeto de pesquisa como um alvo em movimento, o destaque da filosofia antiga, a importância da utopia e a relação entre angústia e felicidade.

Maria Teresa Salgado possui graduação em Letras (Inglês), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982); mestrado em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988); doutorado em Literaturas Africanas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado, em Literaturas de língua portuguesa, em Paris IV(Sorbonne), com ênfase na escrita feminina (2016). Atualmente, é professora-associada de Literaturas Africanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, universidade onde trabalha desde 2006. Tem experiência na área de Letras, voltando-se para as Literaturas Africanas e atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas africanas e literatura comparada. Desenvolve pesquisa em literaturas de língua portuguesa e interessa-se, sobretudo, por imagens ligadas ao universo do riso, da busca de felicidade e das questões de gênero.

Inscreva-se aqui.

 


 

CONFISSÕES DE UM HOMEM DE BEM. RADIOGRAFIA DE UM MODELO SOCIAL

24/05/2017 (Quarta-feira) às 18h.

• Palestrante: Prof. Marcelo Peloggio (DL-UFC)

• Debatedor: Prof. Régis Lopes (História-UFC)

Release: A palestra centra-se na figura agora “invulgar” do chamado homem médio brasileiro, e que, portanto, traz algo de inusitado, já que antes restrito a uma classe despolitizada, arroga, atualmente, um discernimento político que se pode tomar como algo pernóstico e imbecilizante.

Marcelo Peloggio – Professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Inscreva-se aqui.

 


 

MORRER O MAIS PRÓXIMO DA FELICIDADE: GUERRA, EXÍLIO E POESIA NA GRÉCIA ANTIGA.

10/05/2017 (Quarta-feira) às 18h.

• Palestrante: Prof. Orlando Araújo (DL-UFC)

• Debatedor: Prof. Fábio Maia Sobral (UFC)

Release: Partindo da guerra entre gregos e troianos e da noção de exílio para a poesia grega antiga, abordaremos a morte como possibilidade de alcançar a felicidade.

Orlando Luiz de Araújo – Professor de Língua e Literatura Grega na Graduação em Letras e tradutor da Electra de Sófocles.

Inscreva-se aqui.

 


 

BORGIANAS OU BIZARRIA ACADÊMICA

Atividade assistemática de grande impacto para estudantes e público em geral, as Borgianas, ou bizarria acadêmica, são palestras especiais restritas a uma única sexta-feira de cada mês. O nome lembra o tipo de conferências de Jorge Luis Borges, em que ele dissertava sobre assuntos excêntricos ou distantes, mas sempre ligados à literatura como, por exemplo, os textos inseridos no livro Sete noites: “O pesadelo”, “As mil e uma noites”, “A cabala”, “A cegueira”, “O budismo” etc. A provocação é escolher temas estranhos à universidade e ligá-los com a literatura ou as humanidades.

Release: A eleição de Trumà presidência dos EUA está exigindo uma profunda reflexão sobre a política nacional dos países do Ocidente. Como pode um sujeito que, em condições normais, jamais seria convidado sequer para um cafezinho na casa de qualquer pessoa de bom senso, assumir o cargo governamental de maior poder no planeta? Entender as características do eleitorado do magnata misógino é apenas parte do problema. Cabe-nos ainda avaliar a democracia representativa moderna, a que possibilitou que, após dois mandatos bem sucedidos de um presidente negro, um não-político absolutamente antagônico a Obama pudesse obter um mandato tendo como principal meta destruir o legado do seu antecessor. Poderá a literatura contribuir com o debate? Veremos na borgiana.

Prof. José Carlos Siqueira é doutor em Literatura Portuguesa pela USP, mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma universidade, na qual também se formou como bacharel em Linguística. Publicou os livros Literatura Portuguesa (Curitiba: Iesde, 2008), em coautoria com Stélio Furlan, e Cultura e memória na Literatura Portuguesa (Curitiba: Iesde, 2009), com Hélder Garmes.

Inscreva-se aqui.

 

Inscrição para a palestra da Profa. Luana Antunes Costa (Unilab)/DL-UFC (Dia 26/04/2017)

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

26/04/2017

. . .

Inscrição para a palestra da Profa. Sueli Saraiva (Unilab)/DL-UFC (Dia 12/04/2017)

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

12/04/2017

. . .

Inscrição para a palestra do Prof. Cláudio Rodrigues/DL-UFC (Dia 05/04/2017)

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

05/04/2017

. . .

Inscrição para a palestra da Prof. Drª. Irenísia Oliveira/DL-UFC (Dia 23/11/2016)

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

20/11/2016

. . .

Inscrição para a palestra do Prof. Dr. José Carlos Siqueira/DL-UFC (Dia 09/11/2016)

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

13/10/2016

. . .

Inscrição para a palestra do Prof. Dr. Yuri Brunello/DLE-UFC (Dia 26/10/2016, na sala 01 do Departamento de Literatura)

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

13/10/2016

. . .

Inscrição para a palestra do Profo. Dr. Atílio Bergamini/DL-UFC (Dia 19/10/2016)

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

13/10/2016

. . .

Inscrição para a palestra da Profa. Rosiane Mariano/UFC

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

18/09/2016

. . .

Inscrição para a palestra da Profa. Dra. Vera Lúcia Albuquerque de Moraes/UFC

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

18/09/2016

. . .

Inscrição para a palestra da Profa. Dra. Andréa Borges Leão/UFC

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

02/07/2016

. . .

Inscrição para a palestra da Profa. Dra. Elizabeth Dias Martins/UFC

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

15/06/2016

. . .

Inscrição para a palestra da Profa. Dra. Suene Honorato/UFC

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

01/06/2016

. . .

Inscrição para a palestra do Prof. Dr. Marcelo Peloggio/UFC

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

23/05/2016

. . .

Inscrição para a palestra do Prof. Dr. João Adolfo Hansen/USP

(Mestres de Outras Latitudes):

Clique aqui.

 

Inscrição para a palestra da Profa. Dra. Fernanda Coutinho/UFC

(Mestres de Casa):

Clique aqui.

 

Para maiores informações sobre os palestrantes e as inscrições, cliquem nas páginas Mestres de Casa e Mestres de outras latitudes.

09/05/2016

. . .

Inscrições abertas para a Palestra do Prof. Dr. Alberto Pucheu

(Mestres de outras latitudes):

Clique aqui.

18/04/2016

. . .

Apresentação dos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) de 2016

 

Os ELMC ocorrem há 32 anos na UFC e possuem uma ampla e variada gama de atividades durante todo o ano letivo. Nas crônicas de Porta de Academia, de 26 de março de 1988, Moreira Campos escreveu sobre a sua satisfação em coordenar os Encontros Literários na Faculdade de Letras do Centro de Humanidades.
Na versão de 2016, os ELMC adotarão como temática central o “estado da arte” nos estudos literários, ou seja, as atividades procurarão enfocar as pesquisas e teorias de ponta na área da crítica e teoria literárias, a fim de proporcionar aos participantes dos Encontros uma visão daquilo que se está produzindo de novo e original em termos de literatura e seu conhecimento. Para tanto, os ELCM serão divididos em dois grandes eventos:

• Mestres de Outras Latitudes (MOL)
• Mestres de Casa (MDC)


O MOL convidará professores e pesquisadores eméritos de outras regiões do país, que farão palestras abertas ao público em geral e ministrarão minicursos dedicados a alunos de pós-graduação, com apoio dos programas de pós-graduação mencionados acima. Serão convidados quatro professores por semestre. Em 2015, foram realizadas duas atividades como esta com uma professora da UFRJ e um docente da USP, com grande interesse e participação por parte dos alunos de graduação, de pós e de fora da universidade.
O evento Mestres de Casa, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), abre um espaço privilegiado aos professores da UFC e de outras universidades de Fortaleza e arredores para que eles possam apresentar suas pesquisas e o desenvolvimento de seu pensamento nas áreas da literatura, cultura e das humanidades em geral.
Neste semestre, o professor convidado apresenta uma palestra de 40 minutos com tema provocativo, polêmico ou impactante sobre literatura e cultura/sociedade/ciência. Outro professor também convidado questionará tais ideias e incentivará a participação dos presentes.

 

Prof. Dr. José Carlos Siqueira - Coordenador dos Encontros Literários Moreira Campos

 

Inscrições: As inscrições são online, e cada evento possui um link para o preenchimento do seu respectivo formulário de inscrição. Os links também estarão disponíveis na página dos Encontros no Facebook.
Certificados: Os certificados serão entregues ao final de cada encontro, mediante assinatura do participante até 30 minutos após o início da palestra.

Informações no Facebook

. . .

Universidade Federal do Ceará

Departamento de Literatura - Centro de Humanidades

Av. da Universidade, 2683. Fortaleza - CE, CEP: 60.020-180

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ © 2016. Todos os direitos reservados.