Mestres de Outras Latitudes

O evento Mestres de Outras Latitudes, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), objetiva trazer professores e pesquisadores de fora do Estado do Ceará para oferecer a universitários e ao público interessado em literatura um contato direto com as linhas teóricas e as reflexões críticas que se desenvolvem em outras coordenadas do país. Para tanto, os ELMC estão convidando intelectuais de projeção, com trabalhos desenvolvidos em importantes universidades e abordagens inovadores sobre os estudos literários, para proferir palestras abertas ao público em geral e ministrar minicursos dedicados a alunos e egressos de pós-graduação.
Neste semestre, os Mestres de Outras Latitudes terão duas edições, uma no mês de abril e outra em maio, conforme a programação a seguir:

 

Prof. Dr. João Adolfo Hansen (USP)

Sobre o palestrante

 

João Adolfo Hansen é Professor Titular MS6 da Universidade de São Paulo e membro das seguintes instituições de pesquisa: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foi professor visitante nas seguintes universidades estrangerias: Stanford University (EUA), Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (França), UCLA - University of California at Los Angeles (EUA), Universidade de Chile (Chile) e Ohio State University (EUA). Venceu o Prêmio Jabuti de 1990 na Categoria Ensaio e o Grande Prêmio da Crítica de 2014 da APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes.
 

 

Principais livros publicados:
A ficção da literatura em Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Hedra, 2000. (Estudo)
A Sátira e o Engenho. Gregório de Matos e a Bahia do Século XVII. Cotia/Campinas: Ateliê/Ed. Unicamp, 2004. (Estudo)
Alegoria. Construção e Interpretação da Metáfora. S. Paulo/Campinas: Hedra/Ed. Unicamp, 2006. (Estudo)
Obra Completa. Padre Antônio Vieira. Sermões de Nossa Senhora. Lisboa: Círculo de Leitores, 2013. (Organização e estudos)
(Com M. Moreira) Gregório de Matos Poemas atribuídos Códice Asensio-Cunha. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Organização e estudos)

 

Palestra para o público em geral (120 vagas)
• Dia 18/05, quarta-feira, às 18 hs., Auditório da ADUFC

O SEQUESTRO DO BARROCO PELA LITERATURA BRASILEIRA
A partir da pesquisa que resultou no livro A sátira e o engenho. Gregório de Matos e a Bahia do século XVII, a palestra discutirá como o chamado Barroco e seus principais escritores em língua portuguesa foram incorporados à Literatura Brasileira, criticando obras de Antonio Candido (A formação da Literatura Brasileira) e Haroldo de Campos (O sequestro do Barroco). A palestra particularizará a exposição com referências às recepções, a partir de 1840, da poesia satírica seiscentista atribuída ao poeta Gregório de Matos e Guerra, tratando de categorias retóricas da invenção da mesma e dos meios materiais de sua primeira publicação, nos séculos XVII e XVIII, principalmente a manuscritura.

 

Inscreva-se

 

Informação: Neste ano, os ELMC estão engajados numa ação social de apoio a instituições de caridade. Para esta palestra do MOL, estamos pedindo que os participantes, na retirada do ingresso, forneçam um dos seguintes kits de alimentos, que serão doados ao Lar Amigos de Jesus (http://www.laramigosdejesus.org.br/):
Kit 1 – 1 kg de feijão + 1 pacote (500g) de cuscuz (flocos de milho), ou
Kit 2 – 1 kg de arroz + 1 pacote (500g) de macarrão, ou
Kit 3 – 1 kg de açúcar + 1 pacote (500g) de café.
 

Passos para a inscrição na palestra
1. Inscreva-se no link acima;
2. Leve um dos kits acima, e retire o ingresso personalizado na Secretaria do Departamento de Literatura da UFC (Av. da Universidade, 2683, Centro de Humanidades I, Benfica).
3. A retirada dos ingressos poderá ser feita em dias úteis das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, até o dia da palestra (18/5).

 

Minicurso para alunos e egressos de programas de pós-graduação (40 vagas)
• Dias 19 e 20/05, das 14 às 17 hs., no Auditório do Programa de Pós Graduação em Literatura, Bosque Moreira Campos

A POÉTICA DE GUIMARÃES ROSA
As aulas sobre O Recado do Morro, de Corpo de Baile, e “Meu tio, o iauaretê”, De Estas Estórias, propõem-se a discutir a poética de João Guimarães Rosa, evidenciando que a mesma tem fundamentos metafísicos platônicos (principalmente Plotino) e românticos, principalmente o romantismo alemão (Goethe, Novalis), pondo em cena e fazendo falar o que na cultura brasileira nunca falou (fala), o povo iletrado, negro e índio, mulato e mameluco dos Gerais.

Inscrições para o minicurso:
1. As inscrições serão feitas diretamente no Programa de Pós-Graduação em Literatura até as 12h do dia 19/05.
2. Poderão se inscrever alunos e egressos de cursos de pós-graduação.
3. Inscrições gratuitas limitadas a 40 vagas.

. . .

 

Prof. Dr. Alberto Pucheu (UFRJ)

Sobre o palestrante

Alberto Pucheu é poeta, ensaísta, professor de Teoria Literária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cientista do Nosso Estado, pela Faperj (já havia sido antes Jovem Cientista do Nosso Estado, pela mesma agência de fomento) e pesquisador do CNPq. Seu livro de poemas A fronteira desguarnecida foi vencedor do Programa de Bolsas para Escritores Brasileiros, da Fundação Biblioteca Nacional, e o de ensaios Pelo colorido, para além do cinzento; a literatura e seus entornos interventivos recebeu o Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário, da Fundação Biblioteca Nacional. Seja os de poemas, seja os de ensaios, muitos de seus livros vêm recebendo resenhas nos jornais de maior circulação do país, em sites específicos e em periódicos acadêmicos.
 

Principais livros publicados:
A fronteira desguarnecida; Poesia Reunida 1993-2007. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007. (Poemas)
Mais cotidiano que o cotidiano. Rio de Janeiro: Azougue Editorial/FAPERJ, 2013. (Poemas)
Giorgio Agamben: poesia, filosofia, crítica. Rio de Janeiro: Azougue Editorial/FAPERJ, 2010. (Ensaios)
A poesia contemporânea. Rio de Janeiro: Azougue Editorial/CAPES/FAPERJ, 2014. (Ensaios)

PALESTRA para o público em geral (120 vagas)
• Dia 27/04, quarta-feira, às 18 hs., Auditório da ADUFC

O HOMEM É O ANIMAL QUE VAI AO CINEMA
Em “O cinema de Guy Debord”, Agamben afirma que “o homem é o animal que vai ao cinema”. É possível que uma arte moderna por excelência, cujo nascimento no século XIX está atrelado à tecnologia de sua época, se preste a dizer uma determinação fundamental do que somos? Na leitura que Agamben faz do cinema, a figura exemplar do filósofo se torna, de algum modo, indiscernível da do cineasta? O cineasta seria, assim, uma das máscaras mais recentes da história, sob a qual o filósofo também pode se mostrar? Seria apenas um gracejo o fato de Godard ter dito “sou sempre um filósofo”?

 

Inscreva-se

 

MINICURSO para alunos e egressos de programas de pós-graduação (40 vagas)
• Dias 28 e 29/04, das 14 às 17 hs., no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Bosque Moreira Campos

POR ENTRE O VERSO E A PROSA, POR ENTRE..., UMA MATÉRIA INFORME
A proposta do minicurso é apresentar a leitura de Giorgio Agamben do que ele chama de “institutos poéticos”, necessários para se pensar o poema em sua singularidade, chamando atenção para o fato de a poesia ser para ele a “ideia da prosa”. Como consequência disso, o estudo recairá no interesse do filósofo escritor em estabelecer um pensamento e uma escrita que realizem um “híbrido” ou uma “indeterminação” inclassificável entre poesia e filosofia. Traremos para o debate textos recentes da crítica literária que dialogam com as posições agambenianas.

As inscrições serão feitas diretamente no Programa de Pós-Graduação em Literatura até o dia 27/4.
Poderão se inscrever alunos e egressos de cursos de pós-graduação

 

Apoio:

. . .

Universidade Federal do Ceará

Departamento de Literatura - Centro de Humanidades

Av. da Universidade, 2683. Fortaleza - CE, CEP: 60.020-180

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ © 2016. Todos os direitos reservados.